Materiais do projeto 

Continue a aventura pelos patrimônios materiais e imateriais da Fazenda Bom Jardim e da Gruta do Ballet nos materiais pedagógicos complementares. Eles foram desenvolvidos pelo Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos (MG). 

Indicados para crianças de 9 a 11 anos, esses materiais educativos foram distribuídos de forma gratuita às escolas da rede pública de Matozinhos.  

Mapa de expedição

Comece a aventura pelo mapa de expedição. Neste material, você encontra o mapa da Fazenda Bom Jardim e da Gruta do Ballet com quatro desafios dos principais pontos de parada: as grutas da Babuca e do Ballet, as ruínas da Fazenda e o Mirante da Lagoa Bom Jardim.
Baixe o material em diferentes tamanhos: Formato A4 | Formato A2
Baixe também as ilustrações dos pontos do Mapa aqui!

diário expedição

Diário de expedição

Aprofunde seus conhecimentos sobre a região no diário de expedição. Com paradas nos principais pontos da fazenda, Inâe, Babuca e Luzia contam a história local e te apresentam diversos desafios.
Baixe aqui o material completo em PDF.

bonecos de papel

Bonecos de papel  

Brinque com Inaê, Babuca e Luzia e crie seu próprio personagem com os moldes de bonecos de papel. O material possui instruções que irão te ajudar nesse desafio.
Baixe aqui o material completo em PDF.

Prêmios e brindes

Depois que seus estudantes concluirem os desafios, ofereça prêmios para reconhecer o trabalho deles: uma carteirinha da “União dos exploradores de Matozinhos” e uma cartela de adesivos exclusivos. Baixe aqui o material em pdf: Carteirinha | Adesivos

Coleção de Fanzines

Coleção de Fanzines produzidos com os materiais criados pelos estudantes participantes do projeto. Baixe aqui a coleção de fanzines!

Guia de educação patrimonial participativa  

Guia para educadores com proposições de atividades em educação patrimonial a serem multiplicadas nas redes públicas de ensino. Baixe aqui o material em pdf.

Jogo de tabuleiro

Apresente os patrimônios de Matozinhos a partir de jogos educativos. Acesse o jogo de tabuleiro Expedição Matozinhos. Baixe aqui o material em pdf: Cartas | Tabuleiro

Jogo da memória

Conheça os patrimônios materiais e imateriais de Matozinhos no jogo da memória. Baixe aqui o jogo da memória!