sobre

sobre

Olá! Sejam bem vindos e bem vindas ao Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos (MG).  

Nossa proposta é criar caminhos de valorização e disseminação do rico patrimônio que o município abriga. A cidade, que tem a 4ª maior quantidade de cavernas do país, possui sítios de interesse arqueológico que fazem parte da Área de Proteção Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa. A Gruta do Ballet, por exemplo, localizada no município, abriga pinturas rupestres que datam de 12 mil anos e é Patrimônio Arqueológico e Espeleológico de Minas Gerais, parte integrante do Conjunto Poções, tombado pelo IEPHA /MG desde 1996. Já a Fazenda Bom Jardim, guarda ruínas de construções coloniais, bem como objetos históricos preservados e muitas histórias orais passadas de geração em geração. A fazenda está em uma Unidade de Conservação, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Além desses sítios, Matozinhos conta com uma diversidade enorme de manifestações, saberes e bens culturais materiais e imateriais. A ideia é então, mobilizar estudantes e comunidades escolares para aprofundarmos de maneira coletiva as informações e o acesso a esses bens. 

A Visita virtual à Gruta do Ballet e à Fazenda Bom Jardim é uma das ações do projeto, que tem acesso gratuito aqui no portal. Além da visita, você também pode acessar diversos materiais educativos e conteúdos produzidos junto aos(as) estudantes do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Matozinhos.

Aproveite!

 

Este projeto é realizado pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, conta com parceria da Prefeitura Municipal de Matozinhos, e é patrocinado pela Cimento Nacional por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Promover o desenvolvimento humano pleno de sujeitos e comunidades é o horizonte que norteia o trabalho da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma quase 30 anos de atuação em cinco grandes áreas: mobilização social, educação, cultura, juventudes e fortalecimento da sociedade civil.

Junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras, a AIC realiza variados projetos e programas sociais voltados para a construção da cidadania. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades, Unicef e Unesco.

Acesse o site e conheça mais sobre a atuação da AIC!